PRESO PELO MITO

Wlamir Silva
Professor e historiador

O jornalista Elio Gaspari sugeriu a concessão de prisão domiciliar a Lula. De Lula vem a público que ele a rejeita (2), ainda, interpretam... A prisão domiciliar não impede ou significa abrir mão dos recursos legais, uma obviedade que precisa ser lembrada.




O aniversário da prisão de Lula foi lembrado por manifestações pelo país. Manifestações pífias, seguindo uma tendência tão crescente quanto irreversível. Há na população uma solidariedade a Lula, de uma bondade que nada tem a ver com a crença em sua inocência ou base política.

Mas Lula é prisioneiro do mito. Se agarra ao que resta dele, que aparenta dever seus últimos fios à cela de Curitiba. Teme humanizar-se. É prisoneiro do mito que ajudou a criar e que foi alimentado a pão-de-ló pelos que viram nele um atalho para o poder. E os atalhos levam, não raro, a caminhos obscuros.

Preso ao mito, Lula é incapaz de autocrítica e de respeitar interlocutores que o critiquem. Só admite ao seu redor os que se genufletem a seus pés. E reúne em seu entorno apenas os que - por inépcia, incipiência ou oportunismo - alimentam o mito. E que, no caso aqui dado, como em progressões de pena, ou um possível indulto, faz deles carcereiros de Lula.

Lula é responsável por apostar em sua mitificação. Por investir em seu carisma como meio de atalhar as lutas políticas e impedir o surgimento de lideranças que a ele fizessem sombra. Mas não o fez sozinho. E hoje há os que veem no desvanecer do mito seu ocaso político.

Os que insistem em instrumentalizar o mito a todo custo também são seus carcereiros.

_____________________________________________

2) https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/04/07/preso-ha-um-ano-lula-ainda-rejeita-pedir-domiciliar-e-diz-que-prefere-manter-cabeca-erguida/



Comentários