Uma ano sem água: Avaliação do primeiro ano de mandato petista em São João del Rei

2013 foi o pior ano da distribuição de água em São João del Rei desde o tempo dos chafarizes! É suspeito que todo o equipamento de extração, tratamento e distribuição de água tenha passado a dar muito mais defeitos de um ano para outro. O DAMAE precisa ser reestruturado, com um estatuto democrático que o retire das mãos sujas dos políticos, mas desconfiamos que muito ao contrário esteja acontecendo uma sabotagem do DAMAE com a finalidade de vendê-lo à COPASA. Nada melhorará com a COPASA, só os preços subirão. Contudo, seja por sabotagem, ou por incompetência, essa administração está castigando o povo de São João del-Rei com falta d’água.

Aumento de 5 mil reais no próprio salário
Antes ainda de tomar posse o prefeito defendeu publicamente os aumentos salariais de 100% para os vereadores, assessores, secretários e outros cargos de indicação política (cabos eleitorais) e de 50% para si mesmo. Os vereadores que tinham um assessor cada, passaram a ter quatro. Já os professores e outros trabalhadores não tiveram aumento em 2013.

Nivaldistas mantidos em cargos de confiança
Em Janeiro de 2013 ele manteve nos cargos comissionados uma série de nivaldistas ferrenhos, decepcionando até seus próprios correligionários. O argumento em defesa das duplicações dos salários dos cargos de confiança era que seriam contratadas pessoas competentes, que não trabalhariam por menos, mas nem os antigos nem os novos têm mostrado mais competência, e já estamos em Janeiro de 2014, esperando...

Cidade lixeira
Foi contratada uma nova empresa de limpeza pública, ligada a outras prefeituras petistas, recebendo o triplo do que recebia a empresa nivaldista de São João del Rei, mas a cidade não ficou mais limpa, e as chuvas de verão estão mostrando que os bueiros acabaram bem mais sujos e entupidos. O gramado nas margens do córrego, que a Frente de Esquerda propôs transformar em ciclovia, proposta que o prefeito atual adotou, virou mesmo uma lixeira.

Dez manifestações por melhorias no transporte público
Durante um ano aconteceram dez manifestações na cidade e nos distritos de Canela, São Sebastião da Vitória e Rio das Mortes reivindicando melhorias no transporte público e sobretudo a saída da empresa Presidente, filial da Gol. Depois da grande manifestação de Junho ele reduziu a passagem em alguns centavos, mas já está tentando aumentá-la. Quando aconteceu o acampamento de estudantes em frente à Prefeitura exigindo que ele obedecesse a vontade do povo expressa nas ruas, ele anunciou que a justiça anulara a licitação da Presidente, de forma a abafar as manifestações, mas agora descobriu-se que ele entrou na justiça ao lado da empresa, para anular a anulação e manter a Presidente.

Dinheiro sobrando e sendo jogado fora
Além de decepcionar os cidadãos atentos, ele não fez nada de notável, e a desculpa é a mesma de todo político, a gestão passada que teria deixado a Prefeitura quebrada. Contudo, foram feitos diversos gastos inúteis:
- Mais de Meio Milhão de Reais com shows, e os artistas da cidade continuam sem nada.
- 40 mil Reais com medalhinhas distribuídas entre aliados políticos e cabos eleitorais.
- 180 mil Reais para a ACI colocar iluminação de Natal e fazer eventos.
- 100 mil Reais para o comício da Dilma, em que a cidade foi fechada para seus próprios cidadãos, o comércio da principal avenida foi fechado, manifestantes foram hostilizados e só puderam entrar petistas.

Câmara de Vereadores poderá gastar quase 5 milhões,
Mas professores ficam sem aumento!
Os deputados das bases governistas federal e estadual fazem propaganda constante de que estão conseguindo milhões e mais milhões para São João del-Rei. Ainda não vimos nada! Apesar desses milhões, dos aumentos auto-concedidos, dos desperdícios diversos, os professores e outros trabalhadores não receberam aumentos. Falta de dinheiro! Mas para aumentar a fatia da Câmara dos Vereadores de um milhão e algumas centenas de milhares de reais para 4,7 milhões o dinheiro não falta. Como está sobrando dinheiro serão contratados dezenas funcionários públicos para trabalhar em uma Câmara que quase só troca nomes de ruas. Por que não aumentar os professores?

Aumento de 10% no IPTU, na água e no esgoto

Para finalizar o ano, o prefeito e os vereadores petistas e tucanos aumentaram o IPTU, a água e o esgoto em 10%. Deve ter sido essa a contribuição do governo petista à população atingida pelas enchentes. Um presente de Natal para os trabalhadores e aposentados cujo aumento, também definido pelos petistas, será de menos de 6%.


Frente de Esquerda - São João del-Rei
PSOL - PSTU - PCB - Brigadas Populares

Comentários