Duplicação de salários de vereadores e secretários e alteração do artigo 80 da Lei Orgânica

Ao mesmo tempo em que circulam na cidade boatos de que os vereadores têm sido pressionados a votar ainda esse ano uma duplicação dos seus próprios salários, dos salários dos secretários, e um aumento do número de assessores, a Câmara convocou para o dia 7 de Dezembro, às 13 horas, uma reunião extraordinária e uma das pautas é a alteração do artigo 80 da Lei Orgânica Municipal:


Art. 80- Os Secretários do Município, de livre nomeação e demissão pelo Prefeito, são escolhidos dentre os brasileiros maiores de vinte e um anos, no gozo dos direitos políticos, e estão sujeitos, desde a posse, às mesmas incompatibilidades e proibições estabelecidas para os Vereadores, seus vencimentos não podendo ser superiores aos pagos ao Prefeito e aos Vereadores.

Nos perguntamos qual alteração eles pretendem fazer nesse artigo. Nós comunistas retiraríamos do prefeito o poder de indicar os secretários, ainda mais com esse critério ultramínimo, 21 anos. Porém quem está no governo da cidade não são os comunistas, muito longe disso, de forma que imaginamos que pretendem de fato alterar alguma coisa relativa aos salários. É possível que alguns vereadores aceitem o desgaste de aumentar os salários dos outros, dos secretários, mas não queiram comprar o desgaste de aumentar os próprios salários. Isso poderia exigir uma alteração do artigo 80.

Dizem que a duplicação dos salários dos secretários é um pedido do prefeito eleito. Ou seja, nós o elogiamos por anunciar que reduziria as secretarias pela metade, mas antes disso ele já está garantindo a duplicação dos salários dos secretários... Começa complicado o governo petista, marcado pela "doação" de 150 mil reais de Daniel Dantas para a campanha e agora, antes de se iniciar a gestão, por essa duplicação dos salários. Duas coisas legais, mas imorais.

E qual a justificativa para a duplicação dos salários dos secretários? Aquele mesmo papo da ditadura, dos técnicos, os fodões sem os quais o mundo não funciona. O tecnicismo como argumento contra o povo. E aquelas promessas de campanha de participação popular? Como se misturam essas duas coisas? Socialistas e socialdemocratas verdadeiros sempre defenderam a democracia direta como solução para os problemas, mas sempre existem partidos que querem votos socialistas e social-democratas, mas na verdade acham que podem resolver os problemas contratando técnicos para isso. O que essa gente acredita mesmo é em uma boa administração, em uma boa equipe capaz de fazer um bom trabalho. E acham que merecem ser recompensados por isso...

Para dizer que abriram espaço para participação popular, devem criar em São João o tal do Orçamento Participativo... Propaganda e desinformação, é só o que vem da direita...

Comentários