Corrente Sindical Unidade Classista está estabelecida

A corrente sindical Unidade Classista estabeleceu-se em congresso nacional, realizado no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro. Trata-se da formalização institucional da UC, que atuará de forma autônoma no movimento sindical.
Em termos de estratégia, o PCB decidiu priorizar a construção da corrente, em detrimento das ações da atual Intersindical, com a proposta de recompôr-se no campo do sindicalismo. Esta, me parece ser uma decisão acertada, haja vista que a opção de 'dar um passo atrás' e reconhecer o esmorecimento da atual Intersindical, beneficiará os próximos 'dois passos a frente', previamente projetados. A UC tratará as atuais Intersindicais como parceiras, sem vínculos orgânicos, reafirmando a independência da corrente sindical. Obviamente, está apontado no horizonte da UC a reconstrução de uma organização sindical nacional.
Será reforçada, também, a participação dos sindicalistas comunistas nas outras centrais sindicais, desde que declaradamente em oposição às centrais sindicais cúmplices dos patrões e pelegas, de modo a denunciar a cooptação e a burocratização, letais ao sindicalismo classista e combativo. O CUTismo é expressamente citado como exemplo do que se deve combater num sindicato. A lógica é que quanto mais comunistas nos sindicatos, menos sobrará espaços para os oportunistas de plantão.
Imaginamos que será acelerado o processo de desmascaramento do PT e da CUT, desvelando o 'direitismo' de tais associações. O reconhecimento da desilusão dos trabalhadores com estes órgãos, que servem abertamente aos patrões, representa a limpeza do campo da esquerda e o retorno do enfrentamento entre as classes, como única opção de luta para os trabalhadores.
São João del-Rei enviou um representante do PCB que compôs a bancada mineira e participa, entusiasmadamente, de tal processo de reconstrução da corrente sindical comunista.
Segue o link do Blog da Unidade Classista para tratar, especificamente, do mundo do trabalho e do sindicalismo, com atualizações diárias: csunidadeclassista.blogspot.com.br

Comentários