![]() |
No centro Amazonas e logo atrás dele Arruda. |
Todos os antigos militantes do PCdoB sabem que João Amazonas nem olhava na cara de José Genuíno, a quem acusava de ter traído a Guerrilha do Araguaia. João Amazonas é um dos personagens da trilogia Subterrâneos da Liberdade, de Jorge Amado, o Mário, um dos principais heróis do livro. Foi membro do Partido Comunista por muitos anos, e na década de 60, quando a traição atingiu o movimento comunista no mundo todo, Amazonas liderou os comunistas brasileiros que mantiveram de pé a bandeira da Revolução. Podemos discordar das táticas adotadas pelo PCdoB, fundado por Amazonas, em diversos momentos, mas seria tremenda leviandade negar que Amazonas e grande número de seus camaradas foram bons comunistas, revolucionários, com grandes contribuições à pátria.
Amazonas não era um mentiroso! Se João Amazonas tinha acusações contra José Genuíno, então devemos acreditar em Amazonas. José Genuíno foi preso no dia em que chegou ao Araguaia, em uma posição onde não devia estar, na autoestrada, e não foi morto, como foram todos os outros capturados na mesma época, que aliás, se multiplicaram depois da captura dele.
Acabo de ler uma manchete do Vermelho, página do PCdoB na internet, defendendo José Genuíno. Como podem desonrar João Amazonas? Como podem desonrar os mortos no Araguaia? O que virou o PCdoB?
É chegada a hora de chamar João Amazonas, por meio de seus seguidores, de volta ao Partido Comunista. Se o PCdoB, por compromissos vergonhosos com o governo menchevique, joga na lama a memória de Amazonas, o PCB deve resgatar essa memória.
Comentários
E outra, Marco: eu até acreditava em sua objetividade, até vc dizer que o grupo da mulher de Mao, preso no golpe de 76, era uma "quadrilha".
Postar um comentário