Durante a campanha eleitoral (São João del-Rei - 2012), um fator
relevante destoou nos quadros de militantes políticos. Somente a
frente de esquerda SÃO JOÃO PARA O POVO TRABALHADOR (PCB-PSTU-PSOL)
manteve, entre os seus militantes, a totalidade de voluntários.
Trata-se dos últimos militantes voluntários em política, nos
tempos atuais. Nas outras coligações, o que vimos foi a total
profissionalização dos serviços de campanha eleitoral. Que a
representação, no sistema capitalista, vale-se da maior propaganda,
portanto o maior investidor deterá melhores resultados, isso é
notório. Os espaços para o idealismo, a defesa dos projetos
políticos por convicção do acreditado estão restritos aos
partidos da esquerda.
Nos outros partidos, vimos o espetáculo da prestação de serviços,
profissionalmente. Não foi, somente, a entrega de panfletos ou
agitação de bandeiras. Passou pela tentativa de convencimento no
'corpo-a-corpo', aonde os terceiros falavam em nome dos candidatos, e
durante as famosas bocas de urna, que se espalharam nos quarteirões
próximos dos postos de votação. Outro ponto que chamou a atenção
foi que, os funcionários em campanha, recebiam extras para
participarem dos esvaziados comícios de noite. Nesses comícios
somente os trabalhadores dos partidos aguentavam o que os candidatos
tinham a dizer. Será uma nova tendência: comícios também estão
em baixa e urge ornamentá-los com profissionais, forjando o público
ouvinte. Até mesmo substituir o público com os seus aplausos,
palavras de apoio e manifestações de receptividade está a
acontecer com o sistema eleitoral que temos.
Por um lado, lamentamos o distanciamento do povo para com os
negócios políticos e nem mesmo a reduzidíssima participação, por
votos, atrai a população em geral. Por outro, as práticas
políticas dos partidos dominantes aprofundam a desilusão com a
política. Estamos diante do 'mais do mesmo': políticos com pouco
conteúdo, pouco o que dizer, aprofundam os investimentos em
propaganda, tornando a campanha eleitoral em mais uma mera venda de
um rótulo de produto. Não há discussão política nas campanhas
eleitorais dominantes; a política segue a lógica comercial da venda
de produtos, mesmo que o produto carregue consigo, defeitos
inerentes.
Se havia algum resquício de empatia do profissional da campanha com
o candidato esvaiu-se na coligação petista. Após o anúncio do
financiamento de campanha em que o banco Opportunity (do Daniel
Dantas) desembolsou 151 mil reais para a campanha do prefeito, ficou
claro que a política naquele partido trata-se de um negócio, dos
mais lucrativos por sinal. Se haviam alguns militantes voluntários,
esses foram passados para trás, por não receberem algum na
campanha. Já que estavam numa coligação de 'mãos sujas' seria
bom, ao menos, terem recebido algo em troca, para serem chamados de
mensaleiros. Aqui está a ponta visível e concreta da obscura
relação corrupta dos partidos dominantes com a lógica política
que temos em vigor atualmente, como dissemos, a lógica do
investimento em propaganda.
A lógica profissional em política está impregnada nos partidos.
As alianças acontecem com o intuito de vencer as eleições, porque
o retorno do investimento na campanha é certo. Tudo se faz nesse
sentido. Os outros partidos custam a crer que exista espaço para os
militantes voluntários, como os da nossa coligação: espalharam
boatos que ganharíamos algo para pender a balança para esse ou
aquele candidato. Julgam-nos por eles mesmos. Entrementes, não
conseguem enxergar que entramos na campanha eleitoral para difundir a
crítica e propagar nossos princípios. Fazemos isso para contribuir
com o bem comum.
Nós, da coligação SÃO JOÃO PARA O POVO TRABALHADOR, preferimos
estar junto dos últimos militantes voluntários que restaram em
política. Participamos dos limites em propaganda que resulta em
menor peso quantitativo nos votos mas, em contrapartida, podemos usar
livremente do que pensamos. Os profissionais se limitam a seguir
ordens superiores. Nós, os militantes voluntários, participamos
ativamente da construção dos conteúdos políticos e, melhor ainda,
por não mantermos 'rabo preso' com financiadores, temos a liberdade
de dizer os equívocos inerentes ao sistema político sujo que temos,
algo que aqueles que participam do sistema, e ganham com o jogo, não
podem admitir. Ademais, ser sincero em tempos de campanha eleitoral
não é uma boa estratégia para angariar votos. Ou seja, não é
conveniente discutir política em eleições. O que mais assistimos
foram os 'lobos' trajando suas vestes de 'cordeiro' para ludibriarem
o povo com a boa e eficiente propaganda eleitoral.
Comentários
O Partido Comunista do Brasil e o Partido Comunista Brasileiro deveriam fazer mobilização politica permanentemente de que os dois PCB E PCdoB são "partido-irmão" do Partido Comunista de Cuba.O MELHOR VOTO PARA VEREADOR OU DEPUTADO
é o voto em candidato de qualquer partido que tenha as seguintes características : saude e físico e olhos perfeitos , casado legalmente com pessoa com essas qualidades , com filhos menores de 21 anos , proprietário de imóvel próprio quitado ou financiado situado em loteamento legal, com ficha limpa no SPC , polícia e forum. não ter nenhum vício, disposto a trabalhar como vereador em regime de dedicação exclusiva.
Se ele ou sua esposa for funcionário publico ou de empresa estatal deverá assumir o compromisso por escrito de combater os "burocratas-ladrões" .
OU ENTÃO O VOTO NA LEGENDA DO PARTIDO COMUNISTA
porque é "partido-irmão " do Partido Comunista de Cuba o qual não é um partido eleitoral , e lhe está proibido de nomear candidatos e de participar em qualquer outro momento do processo eleitoral. Esta concepção e esta prática garantem que, num sistema onde existe um só partido desenvolva e prevaleça a mais ampla pluralidade de opiniões.
Deves ser de qual associação?
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