quinta-feira, 5 de julho de 2012

São João del-Rei tem somente três candidatos a prefeitura

Terminado o prazo de inscrição de candidatos, somente três se inscreveram. Nivaldo, atual prefeito, pelo PMDB com mais de dez partidos e cerca de 190 candidatos a vereança, Helvécio pelo PT com um número de candidatos a vereadores que desconhecemos, e Jordano pela coligação PSTU, PSOL, PCB com um punhado de candidatos. O vice do Nivaldo é Jorge Hannas, também PMDB,, a vice do Helvécio é Cristina, esposa do deputado federal Reginaldo Lopes e também PT, e o vice de Jordano é o professor Alex, do Partido Comunista.

A existência de somente três candidatos tende a elevar a tensão eleitoral, sobretudo em torno da falsa polêmica nivaldismo-anti-nivaldismo. Dessa vez, agravando a tensão, Aécio Neves e Anastasia estão apoiando Nivaldo, somando as duas maiores forças eleitorais da cidade. Não é muito difícil entender que para se combater um adversário forte é necessário tirar-lhe forças, o que inclui ataques, denúncias, que se tornam muitas quanto mais se tem dinheiro para fazê-las. E também não é difícil entender que aos ataques seguem-se contraataques. Eis a tensão eleitoral, e nada de debate sobre os assuntos da cidade, só ataques mútuos entre as pessoas.

São João del-Rei tem mudado muito, tem convivido com novos atores políticos, tem tido novas experiências. Isso significa que as eleições também apresentarão novidades, que tentaremos estudar nesse blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário