Manifesto dos ex-militantes do PDT de São João del-Rei


A direção do PDT estadual destituiu, sem dar satisfações, a Comissão provisória do partido em São João del-Rei, nomeando para substituí-la, cidadãos não comprometidos com o partido - seus ideais e princípios - jogando para escanteio, companheiros de primeira hora filiados ao partido há mais de trinta anos e fundadores do partido na cidade. O motivo é que o PDT com aquela direção, por uma questão de coerência e princípios, não apoiaria  o atual prefeito nas próximas eleições. Muitos de seus membros atuam há mais de 4 anos em um movimento contra a corrupção pois fundaram uma ONG para tal fim.  O atual prefeito está condenado em 1ª instância e  permanece no exercício do mandato em virtude de liminar judicial. Tem mais de 30 processos na Justiça. O PDT local, desde sua fundação, jamais foi sigla de aluguel e sempre pautou e se espelhou nos ideais e disposição de luta deLEONEL BRIZOLA . A sigla a nível municipal jamais foi usada para acordos que favorecessem indivíduos ou grupos que viessem  ferir o interesses maiores da gentesãojoanense.
           Os insucessos eleitorais ocorreram porque não se curvaram aos costumes de comprar votos, que vai desde fornecimento de caminhões de areia, cascalho, intermediação na marcação de consultas e exames pelo SUS, distribuição de cestas básicas, fornecimento privilegiado de medicamentos do SUS, dentaduras, dinheiro, nomeação para cargos comissionados fantasmas e outros procedimentos que merecem investigações dos órgãos competentes.
           Nas eleições municipais passadas, os vários candidatos dividindo os votos contrários ao atual prefeito, contribuíram para sua eleição. Agora, querem recriar montagem eleitoral semelhante. Os estrategistas políticos do atual prefeito e de outros partidos envolvidos, não consideraram os motivos que geraram 15 mil votos nulos e brancos, uma forma de protesto e recado aos partidos políticos, pela má qualidade dos candidatos. Persistindo o esquema que estão montando, poderá haver mais de 50% de votos nulos e brancos em sinal de protesto pela má qualidade dos candidatos e falta de responsabilidade dos dirigentes partidários em levar a sério os anseios da gente sãojoanense.
            Suspeita-se que a destituição da Comissão do PDT atendeu a conluios de mesa derestaurante ou gabinete, envolvendo políticos de vários partidos, afastando companheiros leais, partidários, sem qualquer explicação, como recomenda as normas de relacionamento entre pessoas e no caso, entre correligionários, como se os membros do PDT de São João del-Rei fossem impostores, vacas de presépio, bonecos fantoches ou moeda de trocapara serem manuseados ou negociados ao bel prazer de interesses pessoais e inescrupulosos.
             A maioria dos pedetistas locais, também por coerência, princípios e alguns por fazerem parte da ONG para combate a corrupção, também não apoiaram certo candidato a deputado federal, suplente e originário do DEM, porque conforme divulgado pela mídia, estava condenado em 2ª instância, e pela Lei Ficha Limpa, não poderia candidatar-se, mas conseguiu liminar para tal. Fez campanha milionária, mesmo com  o apoio do prefeito, conseguiu apenas 2.500 votos num total de 60 mil eleitores.
              A direção estadual do PDT justifica a destituição da Comissão, em razão dos votos que aquele candidato obteve, dando-lhe o direito de indicar os membros da nova Comissão, que são cidadãos não afinados com os princípios pedetistas, que os recomende para a direção partidária: trabalham no gabinete do prefeito, outro foi ex - secretário e amigo particular do ex-prefeito e dono de empresa de projetos trabalhando para a prefeitura, outro funcionário do DAMAE.
              A destituição da Comissão do PDT, foi irresponsável, danosa ao  partido, diminui a atividade política, envergonha a democracia.                                                                        
               Apoderam-se da legenda, mas a militância não acompanha!

É possível enganar parte do povo todo o tempo, é possível enganar parte do tempo, todo o povojamais se enganará  todo o povo todo o tempo” (Abraham Lincoln)

Comentários