Item 21 - Democracia Digital

A Internet permite que um parlamentar saiba, em Brasília, o que pensam seus eleitores. Os 53 deputados mineiros, pessoalmente, não podem estar em contato permanente com os 853 municípios do estado, mas pela Internet um só deputado é capaz de se comunicar ao mesmo tempo com seus eleitores em cada uma dessas cidades.

Implementar um mandato democrático, com constantes consultas e acompanhamento na Internet é escolha do parlamentar. Já estamos mostrando nessa página como isso pode funcionar por exemplo com o polêmico assunto da maconha. Outro exemplo é mantermos os comentários livres e um para cada tema. Agora que terminamos as 21 propostas, vamos criar outra enquete para saber qual nossa melhor e qual nossa pior proposta.

Como é óbvio, podem ser desenvolvidos softwares e páginas especiais para essa finalidade da democracia digital. Mas na verdade a questão não é técnica, mas política e até de concepção - De quem é o mandato? É dos financiadores ou dos eleitores? O parlamentar se compromete a respeitar seus eleitores ou prefere respeitar seus financiadores? Ninguém serve a dois senhores!

Vamos experimentando com esse blog e talvez uma página no orkut, não minha, mas dos eleitores 2121.

Comentários