Vereadora Vera denuncia novamente a inexistência de transparência no Brasil

Pode-se conferir no blog da vereadora Vera, professora, o discurso em que faz o levantamento das leis que "garantem" a transparência das contas públicas, desde o princípio da publicidade na Constituição de 88, passando por diferentes outras leis, sem incluir a municipal que ela mesma defendeu e conseguiu ver aprovada ano passado.

Contudo, como todos sabemos, não temos verdadeira transparência nem federal, nem em nenhum estado, nem em nenhum dos cerca de 5 mil municípios! Nenhuma dessas leis funciona. Não se consegue fazer os executivos realmente mostrarem as contas a não ser com muita pressão e sobretudo depois que explodem escandalos, que é só quando realmente se consegue fazer o judiciário pressionar os executivos.

A transparência desmontaria o maquinismo eleitoral na maioria dos municípios, solapando a base política dos grandes partidos brasileiros e gerando uma crise política sem precedentes. Por exemplo, como sobreviveriam os políticos que precisam comprar seus eleitores? Como seriam pagas as dívidas de campanha? Como seriam recompensados os cabos eleitorais dos políticos que só têm apoio comprado?

Em outras palavras, as forças capitalistas teriam seus movimentos dificultados, e teriam que se readaptar, o que gera prejuízos e gasta tempo. As forças da transformação não teriam nenhum problema e ainda benefícios. Por isso a luta da vereadora por transparência é difícil e importante.

Comentários