Sobre a Vereadora Vera (PT)

Quem passar os olhos pelos artigos desse blog, incluindo a versão passada (zip.net) que ainda está no ar, perceberá que as relações do PCB com o PT não são nada amigáveis. Na verdade nunca foram, apesar de esforços de camaradas e companheiros. Que o PT explique porque sempre reafirmou as acusações capitalistas contra os comunistas. A nós cabe explicar que as denúncias comunistas contra o PT obedecem sobretudo à necessidade de diferenciação, de combater a confusão entre comunismo e petismo intencionalmente criada tanto pelos fundadores do PT quanto pela mídia capitalista, como parte da estratégia dos contra-revolucionários durante a Abertura.

Porém, essa necessidade de diferenciação não pode atar nossas mãos para apontar e apoiar o que achamos correto. Mesmo porque a necessidade de diferenciação não é gratuita, mas sim pedagógica. Precisamos ensinar, aos militantes, aos simpatizantes e a todo o povo quais táticas e estratégias propomos e quais são absurdas, oportunistas, ou simplesmente já foram testadas e fracassaram. Não criticamos o PT a toa, mas como exemplo do que não queremos ser, para mostrar aos nossos militantes em que armadilha não caírem!

Sendo esse o objetivo é óbvio que devemos elogiar e apoiar o que consideramos correto. É exatamente o caso da vereadora Vera. Deve-se notar que o PT já teve diversos outros vereadores em São João del-Rei, que não receberam o apoio do PCB. Acontece que a vereadora Vera tem se prontificado a fazer exatamente o que sempre cobramos aos seus antecessores petistas.

Em primeiro lugar, ao contrário de outros, que eleitos pelos movimentos sindical e estudantil, viraram as costas a esses movimentos logo que eleitos, para não submeterem seus mandatos às influências coletivas, a vereadora Vera, que sempre atuou nas lutas sindicais de sua categoria e ajudou nas demais, não fez sua campanha nas costas de movimento nenhum, e eleita tem oferecido seu mandato aos sindicatos e organizações estudantis!

Em segundo lugar, a campanha da vereadora Vera não foi feita com o moralismo a que decaíram alguns de seus companheiros, que esqueceram o socialismo, esqueceram a justiça social, esqueceram qualquer laivo de rebeldia, e nos últimos tempos só falavam de ética. Contudo, dos dez vereadores foi a única a não aceitar indicar uma pessoa para ser funcionária da Prefeitura. Também foi a única, não só entre os vereadores atuais, mas também entre Câmaras e Câmaras do passado, a publicar seu salário completo.

No ano em 2010, em que serão resolvidas questões importantes, como a situação da água e do esgoto e a nova licitação do transporte público, uma vereadora corajosa pode ser de grande valia para o povo de São João del-Rei.

Comentários

Daniel Oliveira disse…
Parabéns para a companheira Vera, que se mantém na trincheira da resistência popular.
Infelizmente não podemos dizer o mesmo da câmara de BH, onde, conduzidos pelas mãos pelo famigerado paulo lamac, o PT segue pisando firme nas conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Abraços, e parabéns pelo blog!


Daniel
Serv. Pub. PBH