A saga do restaurante popular e os governos burgueses

Muitos comunistas sem experiência e sem estudos defendem que os governos burgueses são todos iguais. Que tanto faz uns como outros. Cada item de cada administração indica que as coisas não são tão simples, mas o exemplo do Restaurante Popular é significativo, pois trata-se de um tipo de instrumento de bem estar social avançado, adota até mesmo por países socialistas.

No final de seu mandato passado, o prefeito Nivaldo (PMDB) tinha criado três Restaurantes Populares. Em 2004, formou-se uma ampla aliança, com apoio dos governos federal e estadual, pois centrada na aliança PSDB-PT, contra os nivaldistas que apoiram Jorge Hannas (PMDB). Na época, os comunistas, que vinham negociando uma aliança com o PT, não aceitaram a aliança com o PSDB na cabeça de chapa, e tiveram por isso que romper com o PC do B, cuja direção estadual preferiu ficar ao lado do PT. Alguns comunistas, com destaque para Alex Lombello Amaral, subiram nos palanques nivaldistas. A aliança tucana, com abuso do poder político e financeiro, venceu. Uma de suas primeiras medidas foi fechar os Restaurantes Populares, mas essa foi só uma das dezenas de provas de que os comunistas estavam certos.

De volta à prefeitura, Nivaldo abriu outro Restaurante Popular. Ora, trata-se somente de um aspecto da administração de Nivaldo, a partir do qual não podemos concluir tratar-se de um governo progressista. Na verdade, mais uma vez temos prova da inteligência de quem se finge de burro - Nivaldo escolheu inugurar o Restaurante do Povão uma semana depois de fazer o impopular anúncio de que defende a entrega do Damae para a Copasa. Pode-se notar em outros artigos do São João del Pueblo que os comunistas têm diversas críticas a essa administração. Porém, um comunista não deve ser cego na política, nem deve mentir, enfeiando seus adversários e embelezando seus aliados. Deve reconhecer as diferenças que existem.

Nivaldo e seus seguidores, hoje no PMDB, são um grupo que qualquer historiador, sociólogo etc. classifica de populista. Já o PSDB é em São João del Rei hoje o principal partido das elites, e sua administração teve essa marca e por isso foi detestada pelo povo. O PT de São João del Rei sempre esteve mais próximo do PSDB que do PMDB, e de fato adota há dezessete anos um discurso anti-nivaldista.

Hoje, tanto em São João, como em Minas, como no Brasil, sabemos que nenhum desses partidos é socialista, ou seja, que os três são portanto capitalistas (pois não existe uma terceira opção), mas são diferentes. A nível nacional, por exemplo, embora Lula mereça nossa oposição, reconhecemos que seu governo é melhor que os do PSDB. Devemos conhecer as diferenças entre os capitalistas, para explorá-las e joga-los uns contra os outros.

Nota: A fotografia é do Blog do JP, que pode ser encontrado na barra lateral com mais fotos da inauguração.

Comentários