Sobre a Assembleia Popular do Campo das Vertentes

Organizou-se entre os dias 18 e 21 de Abril de 2009 a Assembleia Popular do Campo das Vertentes, citada em alguns artigos do São João del Pueblo e no Autocrítica, com a presença de mais de cem inscritos.

São João del Rei, que sediou o encontro de fundação da Assembleia, recebeu então visitantes de diversos pontos do estado, a exemplo de Diamantina, Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Visconde do Rio Branco, Conceição do Mato Dentro, Alfenas e outras cidades do sul de Minas. Sim, nesse sentido foi muito maior que do Campo das Vertentes.

A Assembléia Popular nasceu para cumprir o papel de “articulação dos movimentos e forças” na luta por viabilizar um “projeto popular” para o Brasil. Em sua organização participaram o Diretório Central dos Estudantes da UFSJ, o Núcleo de Investigação em Justiça Ambiental (Ninja, do qual faz parte o autor do artigo abaixo), o Sindicato dos Metalúrgicos e diversas outras organizações do povo das cidades das Vertentes.

Sobre o tema do encontro, relacionado aos conflitos ambientais, o professor Eder Carneiro, coordenador do Ninja, explicou que “os problemas ambientais que temos provêm do fato de que uns poucos que têm dinheiro e poder conseguem controlar o meio ambiente”. Ou seja, a solução para os problemas sociais é a mesma que para toda a enorme série dos mais graves problemas sociais!

Como é óbvio, o PCB está comprometido, na medida de suas parcas forças, a auxiliar esse novo esforço para organizar o povo. Faz inclusive uma autocrítica no sentido de que deveria ter se empenhado mais na organização do evento, o que não fez tanto pela sobrecarga dos militantes quanto por incompreensão.

Obs: A foto é da Plenária Final.

Comentários

AF Sturt Silva disse…
Alex,nesse artigo vc coloca que houve citações da Assembléia Popular do Campo das Vertentes no blog São Joaõ Del Pueblo e também no Auto Crítica( Que eu acredito que seja o blog da união juventude comunista de são João Del Rei).Mas visitando o blog ,so encontrei duas postagens ,uma que fala sobre a criação do blog e outra que eu acredito que seja do camarada André Luam,sobre dce-ufsj.Estou errado?
Af Sturt, é no artigo do Luan que existem comentários sobre a Assembleia Popular.
AF Sturt Silva disse…
Há,então está explicado...
saudações.
AF Sturt Silva disse…
Descobri mais um blog do pcb Para linkar.
È de Foz do Iguaçu:

http://pcbfoz.blogspot.com/