Transparência: Bolívia dá passo certeiro em direção ao socialismo

Acabo de encontrar, no site da agência de notícias oficial da Bolívia, a notícia de que será regulamentado o artigo 333 da nova constituição desse país vizinho, que extingue o segredo bancário de todos os funcionários públicos que exerçam cargos de governo, sejam eleitos ou indicados, incluindo os parlamentares!

Evo Morales venceu as eleições ontem, portanto abrir suas próprias contas e as dos dois terços de deputados que sua aliança elegeu foi uma de suas primeiras medidas. É um ato revolucionário! De fato, um dos mais revolucionários possíveis, que desorganiza os capitalistas e blinda os socialistas. Trata-se de forte instrumento de combate à corrupção, e para os capitalistas a corrupção é um instrumentó de poder político. Sempre afirmo que se tivesse sido possível eliminar a corrupção na URSS, teria sido impossível a contra-revolução, pois a força central dos contra-revolucionários foram burocratas corruptos e contrabandistas, uma máfia que manda na Rússia até hoje.

Na Venezuela desde o início um dos principais problemas enfrentados pela revolução é que não consegue conter a corrupção. Seria um forte golpe contra o capital que a medida adotada pela Bolívia influenciasse os venezuelanos.

Quem quiser ler a notícia em castelhano clique em Levantarão segredo bancário para funcionários públicos e políticos.

Comentários