A suspeita ética tucana: Câmara de Vereadores aprova censura prévia

Em seu número de 20 de Junho, o semanário do PSDB, a Gazeta, publicou um artigo sobre a aprovação de uma resolução que oficialmente deve servir à manutenção da ética na casa. De fato é uma lei de censura prévia, pois prevê a punição dos vereadores que falem coisas desagradáveis aos demais. A única a votar contra foi Silvia Fernanda (PMDB), que sempre se reivindicou de direita, mas que aqui merece nossa defesa.

O que os tucanos entendem por ética ficou claro nessa mesma matéria da Gazeta, que criticou a vereadora Silvia por ter dito que fez “campanha pedindo voto humildemente, Não gastei um tostão, nem meu, nem de empresa nenhuma, nem de deputado. Não comprei voto, não dei cesta básica, não dei manilha, não dei saco de cimento.” O comentário da Gazeta a esse respeito é absurdo - “esbravejou”, disse sobre Silvia Fernanda! Ora, em que as palavras da vereadora são ofensivas? Onde isso é esbravejar? É ético fazer tal comentário sobre uma frase que não tem nada de esbravejar? Essa é a neutralidade da folha tucana?

A fala de Silvia Fernanda foi seguida por protestos de diferentes vereadores, dando mostra do que consideram ofensa – É quando alguém fala a verdade que eles querem manter escondida! Algum brasileiro acaso desconhece que a compra de votos e o abuso do poder financeiro são as principais características de nosso regime político? Falta de ética não seria todos os vereadores saberem disso e fingirem que não sabem?

É público e notório que alguns vereadores foram pegos comprando votos, que diversos gastaram fortunas de deputados e empresas e que um deles até coagiu os funcionários de uma empresa! A “justiça” eleitoral, que cassou a candidatura de um candidato comunista por questões burocráticas não foi capaz de punir os verdadeiros criminosos. Isso é público em São João del-Rei! Mas agora, aprovada essa lei de censura prévia, nada disso pode ser dito por um vereador nas sessões da Câmara! Ética, agora, é ser cúmplice desses crimes. Esperávamos coisa melhor dessa Câmara e até da folha tucana.

Comentários